Shortcut to main content

MBA em Gestão Empresarial

Perfil:

Matrículas abertas, clique aqui

É incontestável a representatividade da gestão empresarial como instrumento de apoio à tomada de decisões corporativas, razão pela qual todo profissional, independentemente de sua formação, deve saber gerir de modo eficiente e eficaz para que os resultados almejados pelo grupo gestor e até mesmo a superação sejam alcançados.

 

Público: Bacharéis em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Tecnólogos em Finanças e áreas afins

Periodicidade: São ofertadas três opções de turmas:
- Turma A: segunda/quarta (19h as 22h30),
- Turma B: terça/quinta (19h as 22h30),
- Turma C: sexta-feira/noite (19h/22h35) e sábado/manhã (08h20/12h).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

Duração: 17 meses

Carga horária: 432 horas

Início das aulas:
- Turma A, B e C: Aula Magna 10 e 11 de março de 2017

Programa de estágio: o curso prevê, em seu projeto, a possibilidade de estágio não obrigatório

 

(*) Não contemplam eventos acadêmicos. Vagas limitadas. Caso o curso não seja confirmado, o UNICURITIBA devolverá automaticamente o valor integral da 1ª mensalidade.

 

 

Objetivos: 

Compreender o cenário globalizado implicado na atuação e, consequentemente, na gestão interna corporativa. Perceber e analisar as mudanças econômicas e sociais ocorridas nos cenários nacional e internacional. Ampliar e aprofundar habilidades relacionadas à gestão empresarial, necessárias ao perfil de um competente administrador.

Metodologia: 

A metodologia do curso mesclará aulas expositivas, casos práticos ou exercícios aplicados, trazidos pelos professores por meio de suas experiências profissionais ou acadêmicas.

Além das disciplinas, conta ainda com os Seminários Temáticos, nos quais profissionais de reconhecida atuação no mercado ministrarão palestras e seminários sobre temáticas pertinentes ao curso.

Conteúdos: 

O curso compreende uma carga horária com disciplinas do Núcleo Comum, com as seguintes opções de turmas;
A (2ª e 4ª feiras)
B (3ª e 5ª feiras)
C (6ª feiras e sábados no período da manhã).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

• Ética e Responsabilidade Social
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

• Fundamentos da Gestão
• Gestão da Inovação
• Metodologia Científica

Calendário Matriz 2017-1

SEGUNDA/QUARTA- TURMA A

• Seminário/ Eixo Temático:  10/3/17 | 11/3/17
 Disciplina 1: 13/3/17 | 20/3/17 | 03/4/17 | 15/3/17 | 22/3/17 | 4/4/17
Disciplina 2: 24/4/17 | 8/5/17 | 15/5/17 | 25/4/17 | 10/5/17 | 17/5/17
• Seminário/ Eixo Temático:  26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 5/6/17 | 19/6/17 | 26/6/17 | 7/6/17 | 21/6/17 | 28/6/17
• Disciplina 4: 7/8/17 | 14/8/17 | 21/8/17 | 9/8/17 | 16/8/17 | 23/8/17

TERÇA/QUINTA- TURMA B

• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17
• Disciplina 1: 14/3/17 | 21/3/17 | 4/4/17 | 16/3/17 | 23/3/17 | 6/4/17
• Disciplina 2:  25/4/17 | 9/5/17 | 16/5/17 | 27/4/17 | 11/5/17 | 18/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 6/6/17 | 20/6/17 | 27/6/17 | 8/6/17 | 22/6/17 | 29/6/17
• Disciplina 4: 8/8/17 | 15/8/17 | 22/8/17 | 10/8/17 | 17/8/17 | 24/8/17

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17
• Disciplina 1: 17/3/17 | 24/3/17 | 7/4/17 | 18/3/17 | 25/3/17 | 08/4/17
• Disciplina 2:  28/4/17 | 5/5/17 | 12/5/17 | 29/4/17 | 6/5/17 | 13/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 2/6/17 | 9/6/17 | 23/6/17 | 3/6/17 | 10/6/17 | 24/6/17
• Disciplina 4: 4/8/17 | 11/8/17 | 18/8/17 | 5/8/17 | 12/8/17 | 19/8/17

 

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

• Estratégia Empresarial
• Marketing Empresarial
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares
• Ambiente Empresarial, Contabilidade Gerencial e de Custos

• Gestão de Pessoas e Liderança Corporativa
• Gestão Estratégica de TI
• Gestão de Operações e Logística
• Cenários Econômicos
• Interpretação dos Demonstrativos Contábeis e Finanças Corporativas

Calendário Matriz 2017-1

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).
 

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Disciplina 1: 25/8/17 | 15/9/17 | 22/9/17 | 26/8/17 | 16/9/17 | 23/9/17
• Disciplina 2: 29/9/17 | 20/10/17 | 27/10/17 | 30/9/17 | 21/10/17 | 28/10/17
 Seminário/ Eixo Temático: 10/11/17 | 11/11/17
• Disciplina 3:  24/11/17 | 1/12/17 | 8/12/17 | 25/11/17 | 2/12/17 | 9/12/17
• Disciplina 4: 26/1/18 | 2/2/18 | 16/2/18 | 27/1/18 | 3/2/18 | 17/2/18
• Disciplina 5: 23/2/18 | 2/3/18 | 9/3/18 | 24/2/18 | 3/3/18 | 10/3/18
• Disciplina 6: 16/3/18 | 23/3/18 | 6/4/18 | 17/3/18 | 24/3/18 | 7/4/18
• Seminário/ Eixo Temático: 13/4/18 | 14/4/18
• Disciplina 7: 27/4/18 | 4/5/18 | 11/5/18 | 28/4/18 | 5/5/18 | 12/5/18
• Disciplina 8: 25/5/18 | 1/6/18 | 8/6/18 | 26/5/18 | 2/6/18 | 9/6/18
• Seminário/ Eixo Temático: 15/6/18 | 16/6/18

 

DISCIPLINA DO NÚCLEO DE PESQUISA

• TCC – Artigo Científico

 
Calendário Matriz 2017-1

• Produção de artigo científico: 10/7/2018 | 10/8/2018

 
 

Para informações detalhadas dos conteúdos, entre em contato com a Secretaria da Pós-Graduação:

Telefones: (41) 3213-8754 | (41) 3213-8755
E-mail: poslatosensu [at] unicuritiba [dot] edu [dot] br

 

Diferenciais: 

A Especialização/MBA em Gestão Empresarial é um curso direcionado a profissionais que estão em busca de instrumentos de apoio a tomada de decisões gerenciais com foco em resultados. Como diferencial; a ênfase na prática da gestão organizacional estratégica, com foco na geração de vantagem competitiva.

coordenacao:
Corpo Docente: 

* O corpo docente poderá sofrer alteração sem aviso prévio.

Alex V. Rosenbrock Teixeira

Professor / Mestre

Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu

Mestrado em Ciência, Gestão, e Tecnologia da Informação - UFPR (andamento), Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá e em Metodologia do Ensino pela Universidade Positivo. Graduado em Administração com ênfase em Marketing Universidade do Sul de Santa Catarina. Autor dos livros: A logística na Administração Pública (2014); Administração; Direito e Tecnologia a Serviço da Cidadania (2014); Sociedade, Direito e Sustentabilidade (2013). Atua na Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação Lato sensu do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Pesquisador CNPq - Grupo de Pesquisa Cooperação e Relações Contratuais para o Desenvolvimento com sustentabilidade das Américas... (Texto informado pelo autor)

Alisson Marcelo Laurindo - Convidado

Professor / Mestre

Doutorando em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com MBA em planejamento e gestão de negócios pela FAE Business School e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (UP). Associado ao PMI® e filiado ao IPMA®, já realizou diversas atividades de Planejamento estratégico e escrita de projetos bem como seu acompanhamento. Atualmente trabalha na gerência de serviços tecnológicos e inovação do SENAI-PR. (Texto informado pelo autor)

Ciro Francisco Burgos Fernandez

Professor / Mestre

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1984), especialização em Prospecção e Gestão de Novos negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é professor assistente da Faculdade Dom Bosco (inicio em 2003), da Faculdade Evangélica do Paraná (inicio em 2004) e do Centro Universitário Curitiba (inicio em 2010), ambas... (Texto informado pelo autor)

Dálcio Roberto dos Reis - Convidado

Professor / Doutor

Dálcio Roberto dos Reis é Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro Portugal e Pós-doutorado em Planejamento Estratégico de Tecnologia. Engenheiro Eletrônico, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Metodologia do Ensino Tecnológico. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. É Professor Aposentado Classe D, nível 5, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Pesquisador e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e Consultor associado da RC2 Consultoria e Treinamento Ltda. (Texto informado pelo autor)

Elza Rumiko Wagatsuma Soavinsky

Professora / Mestre

Coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos e Pós-Graduação em Gestão do Comportamento Humano e Desenvolvimento Pessoal

Mestre em Tecnologia e Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),pós-graduada em Administração de Empresas(FAE/CDE), graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santos,  Licenciada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui Formação de Coordenadores de Grupos de Desenvolvimento Interpessoal e de Especialistas em Dinâmica de Grupo ( S.B.D.G.). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia... (Texto informado pelo autor)

Emerson Orcini Ferrari

Professor / Especialista

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Foz do Iguaçu (2003) e pós-graduação em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. Atualmente é gerente da Divisão de Gestão da Comunicação - ITAIPU BINACIONAL. (Texto informado pelo autor)
 
 
 

Ervin Hanke Junior

Professor / Especialista

Economista, Mestre em Marketing e Gestão pela Universidade Internacional de Lisboa - Portugal, Especialista em Logística Empresarial pela PUC PR. Atua há 20 anos na área de logística e vendas na multinacional americana Ingredion. Professor de ensino superior, graduações e pós-graduações desde 2001, ministrando disciplinas de Logística e Economia... (Texto informado pelo autor)

Fabiano Christian Pucci do Nascimento

Professor / Mestre

Fabiano Christian Pucci do Nascimento é graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUC-PR, 1992) e em Engenharia Civil (UFPR, 1995), com pós-graduação em Marketing (FGV-SP, 1997), curso de extensão na Wright State University (WSU) - North American Language and Culture Studies, Ohio, USA (1994), e Mestrado em Administração/Gestão Empresarial (FGV- RJ/EBAPE, 2002). Atualmente coordena os cursos de graduação de Publicidade e Propaganda e CST Marketing no UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba. (Texto informado pelo autor)

Fabiano Milano Fritzen

Professor / Mestre

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000) e mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004). Atualmente, é professor da Faculdade de Administração e de Turismo na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL e cooperado da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Não Formal e Informal, planejamento... (Texto informado pelo autor)

Jansen Maia Del Corso - Convidado

Professor / Doutor

Doctor in Management Science pela ESADE-Escola Superior D'Administració i Direcció d'Empreses, Universitat Ramón Llull, Barcelona, Catalunya, España, 2002; Mestrado em Administração Pública pela EBAPE-Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV- Fundação Getúlio Vargas, RJ/BR, 1986; Especialização em Administração com ênfase em Marketing pela FAE Business School, Curitiba, PR/BR, 1979; Graduação em Licenciatura em Disciplinas Especializadas do 2º Grau pela UFPR-Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR/BR, 1978; graduação em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1977)... (Texto informado pelo autor)

José Edmilson de Souza Lima

Professor / Pós-Doutor

Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Pesquisador-docente do UNICURITIBA e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR). Líder do grupo de pesquisa Epistemologia e Direito (CNPq/UNICURITIBA) e pesquisador do grupo Epistemologia e Sociologia Ambiental (CNPq/UFPR). Está à frente de um programa de investigação acerca dos fundamentos epistêmicos, teóricos e metodológicos do campo de conhecimento ambiental no Brasil. (Texto informado pelo autor)

Karine Francisconi - Convidada

Professora / Mestre

Possui a seguinte formação: Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Administração de Pessoas e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente é professora da Escola de Negócios da Universidade Positivo. (Texto informado pelo autor)
 
 
 

Luiz Pinheiro Junior

Professor / Mestre

Professor no MBA da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) no MBA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR-Campus Londrina), e convidado no MBA de TI da UTFPR (Curitiba). Possui experiência no mercado de trabalho nas áreas de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI). Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Possui afinidades de pesquisa e docência em: Business Intelligence (BI), BigData, Cloud Computing, Cidades Inteligentes (Smart Cities), Internet of Things (IoT) e Governo Eletrônico. Revisor nos Periódicos Gestão & Tecnologia (RG&T)... (Texto informado pelo autor)

Marcelo de Albuquerque Barros

Professor / Especialista

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Admin. de Empresas de S.J. do Rio Preto(1998), especialização em Gestão de Negócios pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ(2000) e especialização em Gestão Contemporânea de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2004). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos. (Texto informado pelo autor)

Marcio Takeo Funai

Professor / Mestre

Empresário do setor de tecnologias para gestão organizacional e professor universitário. Graduado em Ciências Econômicas, pós-graduado em Análise de Sistemas e mestre em Gestão Urbana. Experiência em aplicação e alinhamento dos recursos da tecnologia da informação à estratégia empresarial; marketing digital; estruturação da gestão organizacional, principalmente pequenas e médias empresas; planejamento de vendas; elaboração e implementação de estratégias comerciais com... (Texto informado pelo autor)

Marco Ogê Muniz

Professor / Mestre

Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa Sistemas de Produção e Utilização, Pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) da UFPR. Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa Gestão Estratégica do Design Gráfico. Professor dos cursos de Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Avaliador... (Texto informado pelo autor)

Paulo Cesar Starke Junior - Convidado

Professor / Mestre

Paulo Cesar Starke Junior é Contador formado na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. É especialista em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia. Atualmente é Superintendente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul para os Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e é Professor em MBA Executivos da ESIC Business & Marketing School, MBA em Gestão Empresarial da Unicuritiba e em Pós-Graduação da Escola de Negócios da PUC-PR... (Texto informado pelo autor)

Paulo Ricardo Opuszka

Professor / Doutor

É Bacharel em Direito (2000) pela Faculdade de Direito de Curitiba, atual Centro Universitário Curitiba. Mestre em Direito (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, área de Concentração em Direito Cooperativo e Cidadania e Doutor em Direito (2010), área de Concentração em Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. É Professor do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania da Unicuritiba. Professor de Direito do... (Texto informado pelo autor)

Sergio Silva Ribeiro

Professor / Mestre

Doutorando em Gestão Urbana pela PUC/PR. Mestre em Computação Aplicada pela UEPG. Especialista em Educação Especial pela Faculdade São Luis. Graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/Campinas, e Administração de Empresas pela UNOPAR. Criador do Sistema de Gestão Corporativa ERP+, foi desenvolvedor e consultor de aplicações comerciais em pequenas, médias e grandes empresas por mais de 20 anos. Atualmente é consultor independente, escritor e professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)... (Texto informado pelo autor)

Investimento: 

- 18 parcelas fixas de R$ 728,00, sendo a primeira no ato da matrícula web e as demais a partir de 10 de abril de 2017.

- alunos(as) egressos(as) do Unicuritiba (Graduação): desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento

- ex-alunos(as) do Programa de Pós-Graduação Unicuritiba (Lato Sensu) a partir da segunda Especialização: desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento
 
- alunos provenientes de empresas conveniadas: desconto conforme convênio.

 

Observação: descontos não cumulativos.
 

Documentos para matrícula:

 
1 (uma) cópia simples e original do diploma de graduação, para conferência;
1 (uma) cópia simples e original da Certidão de Casamento ou Nascimento (legíveis e sem tarja);
1 (uma) cópia simples e original da Cédula de Identidade;
1 (uma) cópia simples e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) cópia simples e original de comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Após efetuar o pagamento da primeira mensalidade, aguarde o deferimento da matrícula (enviado ao aluno por e-mail).

 

 

Depoimentos

“Após cursar a graduação no UNICURITIBA, posso defini-la como um exemplo de conduta e qualidade. Retorno a Instituição em busca de qualificação e conhecimento em uma Instituição que seja reconhecida e conceituada por ser exemplo em qualidade. O MBA em Gestão Empresarial permite que eu me atualize e aprofunde conhecimentos sobre gestão, na área que atuo - Logística e cenário do mercado geral”.

Norberto Zap Barreto
Administrador / Supervisor de Logística e aluno do Curso MBA em Gestão Empresarial
Coordenação:
Profº Mestre Alisson Marcelo Laurindo
Duração: 17 meses
Local: Câmpus Milton Vianna F.º

CAPES CNPqWebQualis Periódicos

 

UNICURITIBA em Vídeo:

 

Contato: