Shortcut to main content

Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA)

O que é

O Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA) é o setor que atua na gestão das atividades de pesquisa e extensão.

As atividades de pesquisa são desenvolvidas de acordo com a política institucional de contribuir para o processo de aprendizagem do corpo acadêmico, em um contexto amplo de conhecimentos aplicáveis à realidade sociocultural, de forma que o processo de investigação científica seja incorporado a essa realidade, mediante os princípios de ética e cidadania. A pesquisa está estruturada para promover, incentivar e estimular a produção científica, tanto para os professores quanto para os alunos do UNICURITIBA.

 

Objetivo

Desenvolver a produção e divulgação do conhecimento científico, interligando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades de alunos e professores e estreitando a articulação da teoria com a prática.

A pesquisa também é desenvolvida na Instituição no Programa de Iniciação Científica, com a participação de alunos da Graduação e com a orientação de um professor mestre ou doutor, e articula-se aos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia. Nesse particular, a integração entre os níveis de ensino e entre pesquisa e extensão fica demonstrada nas publicações e nos diversos prêmios já conquistados.

A maior concentração de grupos de pesquisa está na área do Direito, com ênfase em Direito Penal Econômico, Direito das Relações de Trabalho, Ética Empresarial: sustentabilidade e direitos especiais, Liberdade de Iniciativa, Dignidade da Pessoa Humana e Proteção ao Meio Ambiente Empresarial.

 

O que faz

Vinculados aos demais cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia, são, também, desenvolvidos vários projetos, dentre os quais se destacam:

•     Comércio internacional e desenvolvimento econômico;

•     Relações Internacionais – a imprensa como novo ator;

•     Geografia, território e poder;

•     Levantamento de necessidades e expectativas dos profissionais em RH.

Os resultados das pesquisas realizadas são apresentados no Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica: natureza e sociedade (SPIC).

São ainda realizadas pesquisas aplicadas, como a Pesquisa Viva o Verão, realizada em parceria com a Sanepar, por solicitação do governo do Estado do Paraná.

  • Promove meios que possibilitem a implementação dos programas de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica.
  • Oportuniza a integração entre a Graduação e a Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, no que se refere à pesquisa e extensão.
  • Articula a Iniciação Científica com as linhas de pesquisa constantes dos projetos pedagógicos dos cursos de Graduação.
  • Planeja, divulga, coordena e executa o Programa de Iniciação Científica e de Extensão.
  • Oferece atividades de extensão em diferentes modalidades.
  • Incentiva a participação do estudante em atividades de extensão.
  • Organiza a prestação de serviços à comunidade.
  • Incentiva e oportuniza a publicação e a divulgação da produção científica.
  • Estrutura práticas de responsabilidade socioambiental.
  • Incentiva e fomenta cooperações interdisciplinares, interinstitucionais, nacionais e internacionais.

 

Produção bibliográfica

O UNICURITIBA publica atualmente quatro periódicos: Relações Internacionais no Mundo Atual, Administração de Empresas em Revista, PerCurso: sociedade, natureza e cultura e Revista Jurídica.

 

Contato

Telefones: +55 41 3213-8700

Horário de atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 8h15 às 21 horas e sábados das 8 às 12 horas.

E-mail: npea [at] unicuritiba [dot] edu [dot] br