Nos dias 30 e 31 de outubro, o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema do UNICURITIBA promoveu a X Jornada de Atualização em Informática (JAI). Três profissionais da área foram convidados para trazer o que há de mais novo em Tecnologia da Informação.

No primeiro dia, Fábio Ieger, fundador e CEO da Certus Software, palestrou sobre “Tendências Tecnológicas em Sistemas de Gestão”. Ele afirma que o principal desafio dos Sistemas de Gestão é reduzir a “mortalidade” das pequenas indústrias. “Acreditamos que com a inteligência artificial somada ao software ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) podemos contribui e muito nesse aspecto”, explica.

No segundo dia, Paulo Henrique de Lima Santana falou sobre o Projeto Debian, um sistema operacional composto inteiramente de software livre. Sob o mote “O Projeto Debian quer você”, ele expôs as diversas maneiras que os alunos podem colaborar com o projeto. Após o intervalo, Daniel Lenharo de Souza abordou o tema “Sendo SysAdmin com Software Livre”, apresentando o que é a atividade sysadmin, alguns conceitos de redes e explicando as ferramentas em Software Livre que podem ser utilizadas em determinadas tarefas.