Sob o tema “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”, o XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul) foi realizado entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em Cascavel, com o objetivo de expor discussões essenciais para a contemporaneidade de maneira conectada.

O UNICURITIBA foi representado pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Design de Animação. A delegação de 21 alunos e três professores foi ao evento para apresentar os 11 trabalhos finalistas do Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação e cinco artigos resultantes dos grupos de Iniciação Científica no Intercom Jr.

Na Expocom, três trabalhos foram premiados em suas respectivas categorias e representarão o UNICURITIBA no Intercom Nacional, junto aos vencedores de cada uma das outras quatro regiões do país. O congresso nacional será realizado em setembro, em Joinville, Santa Catarina.

Na categoria Pesquisa Mercadológica, da modalidade de Publicidade e Propaganda, o trabalho “Saber e Prevenir: pesquisa sobre o uso de preservativos por jovens da região de Curitiba”, dos alunos Kamile Oliveira Bonato, Deivid Colonelli Sanches, Estefanny Caroline A. Cozlik, Lucas dos Santos Camargo, Maikon Buch da Silva, Paloma de Miranda, Pamela Gonçalves do Santos, Paola Pereira de Oliveira e Rafael de Souza Izidoro, foi o vencedor. A acadêmica Kamile recebeu o prêmio representando o grupo. O trabalho foi orientando pelo Prof. Isaak Newton Soares e produzido na disciplina Estatística e Pesquisa Mercadológica, do 5º Período de Publicidade e Propaganda.

Na categoria Comunicação e Inovação, da modalidade Produção Transdisciplinar, os egressos Letícia dos Santos Santana e Igor Pesco levaram o prêmio, com a apresentação do trabalho “Maslow: um aplicativo para compartilhar refeições e experiências”, oriundo do Projeto de Graduação do UNICURITIBA, do Curso de Publicidade e Propaganda, orientado pelo Prof. Bruno Real Toledo Piza.

Na categoria Filme de Animação, da modalidade Cinema e Audiovisual, o curta “Projeção”, realizado como Projeto Integrador do Módulo B, do Curso de Design de Animação, foi o vencedor. O trabalho foi orientado pela Profª Jani Mendonça e produzido pelos alunos Roberto Guilherme Barros da Conceição, Gabriel Miranda Gularte, Mahani Martins Da Silveira e Amanda Beatriz Domackovski.