A Profª Micheline Helen Cot Marcos, docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do UNICURITIBA, está na Universidade de Porto, em Portugal, cursando Pós-Doutorado em Arquitetura. “Influência da Imigração Portuguesa na arquitetura colonial, na cidade de Curitiba e Lapa” é o título da pesquisa que a Profª Micheline está desenvolvendo.

Parte dessa pesquisa já foi apresentada, com o artigo “A influência da imigração europeia na arquitetura das casas tradicionais em madeira, na cidade de Curitiba”, e publicada no 24º Seminário Acadêmico Internacional: Brasil e Espanha, Intercâmbio de Saberes e Práticas, realizado em outubro, em Barcelona, na Espanha.

“Apresentei oralmente o artigo, que também foi publicado nos anais do evento. Esse artigo foi escrito em parceria com o Prof. Arildo Camargo, do UNICURITIBA, e com o Prof. Rui Póvoas, da Universidade do Porto”, conta a docente.

Ela continua: “Concluí o doutorado em Arquitetura na FAU-USP, em São Paulo, em 2015, e sempre tive o sonho de estudar fora do país. Agora, consegui me planejar para estudar o Pós-Doutorado integralmente na Universidade do Porto, instituição reconhecida internacionalmente, além de ser uma das que mais recebe alunos estrangeiros de todas as partes do mundo. Como a área acadêmica é uma das quais eu mais me realizo, procuro constante aperfeiçoamento porque, como sempre digo aos meus alunos, nunca parem de estudar! Temos um universo para conquistar”, detalha.

A Profª Micheline iniciou o curso em setembro de 2019 e conclui em junho de 2020.